Translate

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Saiba por que as cotas raciais e sociais são um embuste brasileiro

Veja já tinha demonstrado que os programas de cotas raciais e sociais não passam de fascismo puro, coisa de quem não acha mesmo que talento, conhecimento e esforço devem vir em primeiro lugar. 

O editor fecha com a Folha de S. Paulo de hoje, que condena a proposta feita por Dilma em relação ao estabelecimento de cotas raciais para negros que fazem concursos para o serviço público, mas ao contrário do jornal, o editor é também contra as cotas nas universidades - e contra qualquer cota racial ou social, até porque só existe uma raça, a raça humana e além disto são todos membros da mesma sociedade, valendo o mérito (conhecimento, talento- produção, produtividade, qualidade -  e esforço) para quem disputar um lugar ao sol. Cotas raciais são manifestações de intolerância fascista. Leia o editorial da Folha:

O governo Dilma Rousseff ganhou aplausos, em especial nos círculos militantes, com a adoção do sistema de cotas raciais em universidades federais --e gostou. Iniciativas semelhantes ameaçam multiplicar-se por outras esferas.A administração propõe agora projeto de lei que reserva a negros 20% das vagas em concursos federais. Dois deputados petistas apresentaram uma proposta de emenda constitucional que estabelece cotas até no Legislativo.Esta Folha se opõe à utilização da cor da pele como critério para o que quer que seja. Apoia, entretanto, que se usem categorias sociais para definir a alocação de determinados recursos públicos, como lugares em universidades.A maior proporção de negros e pardos entre os mais pobres garante que a cota social beneficiará esses grupos, sem a necessidade de o Estado incidir numa classificação racial dos cidadãos, que mais reforça do que dissolve barreiras.

As iniciativas para estender as cotas ao mercado de trabalho e ao Parlamento pecam não apenas por disseminar e naturalizar ainda mais a ideia de raça na sociedade como também por misturar lógicas que são muito distintas.

Faz sentido reservar vagas em universidades porque a educação tem o propósito explícito de tentar nivelar as pessoas.

CLIQUE AQUI para ler todo o editorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário